Lembra daquela escola que faliu em Passo Fundo e foi comprada pelo empresário Erasmo Carlos Battistella, para que não fechasse as portas? Pois o Instituto Educacional ganhou nesta quarta-feira (19) autorização do Conselho Estadual de Educação para oferecer Ensino Médio a partir de 2024. Não será o Ensino Médio tradicional, mas uma escola diferenciada, da estrutura física à formação pedagógica.
Conhecido por sua atuação na área de biocombustíveis, com fábricas no Brasil, na Suíça e no Paraguai, Battistella comprou o falido IE e, aos poucos, está transformado a escola, que hoje tem 400 alunos na Educação Infantil e Ensino Fundamental e vai completar o ciclo com a oferta do Ensino Médio, que vai ocupar o Texas, prédio histórico inaugurado em 1923 e totalmente restaurado.
De acordo com o empresário, "será um ambiente escolar único e exclusivo, unindo o que há de mais moderno em educação com a arquitetura centenária histórica". As instalações contarão com três andares, laboratórios de física, química, biologia e matemática, uma biblioteca moderna, espaço maker, sala de telecomunicações, entre outros espaços, todos com acessibilidade. A reinauguração está marcada para 18 de fevereiro de 2024.
Os caminhos investigativos, relacionados ao Novo Ensino Médio, fortalecerão as relações entre as disciplinas e a realidade econômica de Passo Fundo, melhorando seu entendimento e aplicação na vida real. O diretor do IE, Marcos Wesley, conta que o Ensino Médio será único na proposta regional:
— Ele está totalmente atrelado ao ambiente econômico e social do município, trazendo para o nosso estudante uma inserção nas oportunidades do mercado de trabalho futuro, além de estar em sintonia com a nossa mantenedora, aliando sustentabilidade, tecnologia e inserção nas oportunidades do mercado de trabalho futuro.
Battistella disse que está muito feliz, com um sentimento de vitória por esse novo momento, que será histórico para o IE e para Passo Fundo.