Em recuperação judicial desde 2021, a Educação Metodista está levando a leilão o Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo (IE). A unidade foi criada em 1920. Segundo o grupo, é a única operação à venda. Os demais ativos a serem vendidos no processo de reestruturação são imóveis desocupados. Quando foi pedida a recuperação judicial, as dívidas somavam R$ 500 milhões.
Uma proposta de compra foi apresentada pela ECB Group, que controla a BSBios, empresa da área de biodiesel que também tem sede em Passo Fundo. Em nota, diz que a intenção é manter a escola aberta e funcionando. Entende que já um "legado" e que a manutenção é um "compromisso para com a comunidade". Para isso, a aquisição precisa ser concretizada. A disputa está aberta até o final de setembro. O colégio tem 35 funcionários e 164 alunos.
Criada em 1881, a Educação Metodista é dona, também, do IPA e do Colégio Americano, instituições de ensino conhecidas de Porto Alegre. Desde maio do ano passado, quando foi aprovado o pedido de recuperação judicial, o grupo enfrentou vários rounds jurídicos com tentativa de suspensão da tramitação.
Em nota recente de esclarecimento sobre o trâmite do processo, o Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo rebateu acusações de que não há garantias e prazo para pagamento dos credores da recuperação judicial, argumentando que os imóveis à venda seriam suficientes. No texto, enfatizou que há o caminho da recuperação judicial ou o da falência, no qual, segundo diz a nota, "todo mundo perde o emprego".
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.