Sem disputa, o Progressistas (PP) do Rio Grande do Sul elegerá neste sábado (18), por aclamação, o deputado federal Covatti Filho como seu novo presidente estadual.
A convenção será realizada no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, a partir das 9h, e terá a presença dos senadores Tereza Cristina (MS) e Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do partido, além de 15 deputados federais.
Mãe deputada estadual, pai ex-deputado e secretário licenciado do Turismo, o deputado federal em terceiro mandato Covatti Filho comandará o PP pelos próximos três anos, até setembro de 2026. Com isso, será o presidente do partido nas eleições municipais de 2024 e poderá seguir no cargo nas eleições gerais para deputado, senador, governador e presidente da República.
Na disputa pelo comando do PP, nenhum candidato ousou enfrentar a família mais poderosa do partido, considerada uma verdadeira fábrica de votos. O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, chegou a se movimentar para concorrer, mas deixou a disputa alegando razões pessoais. Nas últimas semanas, o prefeito de Condor, Valmir Land, também ensaiou uma candidatura, mas foi convencido a desistir.
Com a eleição de Covattinho, chega ao fim a Era Celso Bernardi, que deixará saudade dentro e fora do PP. Desde a antiga Arena, o hoje Progressistas nunca teve um líder que tenha se dedicado tanto quanto o atual presidente, que chega à sede do diretório todos os dias às 9h e só vai embora às 19h30min.
Bernardi passará o cargo de presidente oficialmente no dia 11 de setembro.