Assim que soube pela coluna da mobilização dos prefeitos do norte do Estado por um Centro de Oncologia em Frederico Westphalen, a deputada Luciana Genro (PSOL) não teve dúvidas: decidiu ajudar.
Luciana pediu a sua assessoria jurídica que inclua nas emendas a que tem direito recursos para viabilizar o tratamento de pessoas que hoje precisam rodar 500 quilômetros de ida e volta para receber atendimento em Erechim. À coluna, justificou:
— Não tive muitos votos lá, mas não é esse o meu critério. Minha visão é contemplar municípios em que a população atualmente precise se deslocar por longas distâncias para realizar seus tratamentos.
Na quarta-feira (16), a coluna contou que os prefeitos do norte do Estado estão apelando a deputados e senadores para que destinem emendas para viabilizar o centro. E têm feito périplos a Brasília para falar pessoalmente com cada um que, na época de campanha, visita a região pedindo votos.
Frederico Westphalen é o centro de uma microrregião desassistida em matéria de média e alta complexidade. O município de referência para tratamentos oncológicos é Erechim. Cada município encaminha os seus pacientes em ônibus, van ou ambulância. Os prefeitos estão dispostos a empregar o dinheiro gasto nessas viagens na manutenção do centro oncológico. Para a construção do prédio são necessários R$ 2 milhões, mais R$ 10 milhões para equipá-lo.