O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O plenário da Assembleia deve confirmar nesta terça-feira (4) a indicação do advogado Fernando Lemos para ocupar a presidência do Banrisul. O projeto está previsto na "ordem do dia" e deve ser aprovado com facilidade, uma vez que até mesmo deputados da oposição já indicaram voto favorável ao indicado pelo governador Eduardo Leite.
Para ter a indicação confirmada, o projeto de decreto legislativo precisa ser aprovado por maioria simples entre os parlamentares presentes.
Em 19 de junho, durante sabatina na Comissão de Finanças, Lemos foi questionado por deputados do PT a respeito da manutenção do Banrisul como banco público. O advogado assegurou que "a privatização não entrará em pauta", resposta que agradou aos petistas. Na comissão, Lemos teve a indicação aprovada por unanimidade.
Advogado formado pela Universidade de Brasília, Fernando Lemos ocupou a presidência do Banrisul entre 2003 e 2010, nos governos de Germano Rigotto (MDB) e Yeda Crusius (PSDB). Conforme registrado pela coluna em abril, o indicado é uma escolha do MDB e tem o aval do vice-governador Gabriel Souza.
Depois de presidir o Banrisul, Lemos foi indicado por Yeda para o cargo vitalício de desembargador do Tribunal de Justiça Militar, no qual poderia continuar até os 75 anos.
Se for confirmado na presidência do Banrisul, Lemos substituirá o economista Cláudio Coutinho.