O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
A presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, recebeu nesta quarta-feira (21) a medalha do Mérito Farroupilha, honraria máxima da Assembleia. Visivelmente emocionada, Iris Helena agradeceu e relembrou a trajetória que a levou a ser a primeira mulher a presidir o Judiciário gaúcho.
— Eu sou uma mulher de fé, e é essa fé que me fez chegar até aqui. Eu não cheguei sozinha, eu tenho uma família, meus pais, meus irmãos. Tenho amigos, tenho vida, energia. E essa energia só aumenta — discursou.
A desembargadora recebeu a medalha das mãos das deputadas Adriana Lara (PL), que propôs a homenagem, e Nadine Anflor (PSDB), 1ª vice-presidente da Assembleia. Primeira mulher a chefiar a Polícia Civil gaúcha, Nadine revelou que a entrega da honraria foi discutida e teve o aval das 11 deputadas da Assembleia.
— O mérito que estamos concedendo é a uma liderança ímpar, a uma mulher que é diferente, que faz acontecer. Nós mulheres, quando nos unimos, nós vamos mais longe. Compartilhamos de lutas semelhantes, a luta da mulher nos espaços de decisão, a luta das mulheres pelo fim da violência contra todas nós — destacou Nadine.
A autora da homenagem também fez elogios à presidente do TJ-RS.
— Em um país onde infelizmente a presença feminina em cargos de liderança ainda é minoritária, ela quebra barreiras, abre caminhos, é o exemplo vivo de que as mulheres são capazes de ocupar posições de destaque, influência na sociedade, com a missão de combater as injustiças — elogiou Adriana Lara.