O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Ex-vice-prefeito de Porto Alegre, o advogado Gustavo Paim foi anunciado nesta quarta-feira (21) pelo governo do Estado como novo secretário adjunto da Casa Civil. Paim está sem partido desde que pediu desfiliação do PP, em março deste ano.
Especialista em Direito Eleitoral, ele prestou assessoria jurídica à campanha do governador Eduardo Leite à reeleição, em 2022. Convidado há cerca de duas semanas para assumir o novo cargo, deverá atuar como um braço-direito do chefe da Casa Civil, Artur Lemos.
— A ideia é poder compartilhar tarefas e enfrentar os desafios que a Casa Civil tem. O secretário (Lemos) tem feito muito sendo uma pessoa só — relatou Paim à coluna.
Ele ocupará o posto deixado pela delegada Flávia Colossi Frey, que foi chefe de gabinete de Ranolfo Vieira Júnior na gestão anterior e fará parte da equipe do ex-governador no BRDE.
Além da articulação política, a Casa Civil tem a função de coordenar as ações das diferentes secretarias e órgãos de governo.
Gustavo Paim foi vice-prefeito de Porto Alegre entre 2017 e 2020, na gestão de Nelson Marchezan (PSDB), com quem rompeu durante a gestão. Em 2020, concorreu a prefeito e ficou no oitavo lugar.
Professor universitário, é doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), está concluindo pós-doutorado em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa e iniciando doutorado em Ciência Política na UFRGS.