![Itamar Aguiar / Divulgação Itamar Aguiar / Divulgação](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/2/5/6/9/1/7/4_4d24b2607dcdc6c/4719652_ea8330684f9c06f.jpg?w=700)
O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Seguindo a rotina de viagens ao interior do Estado, o governador Eduardo Leite e uma comitiva de secretários estiveram nesta quinta-feira (18) no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, para formalizar a entrega de equipamentos à instituição de saúde. Leite aproveitou a ida à Região Norte para visitar a unidade de pediatria oncológica do hospital, que é referência para 200 municípios nos arredores de Passo Fundo.
Em um momento descrito pela secretária da Saúde, Arita Bergmann, como "muito emocionante", o governador se agachou e perguntou aos pequenos Pedro e Samuel, de cinco anos, quais são os brinquedos preferidos deles. Com um boneco na mão, Samuel respondeu que gosta do Homem Aranha. Já Pedro é fã da Patrulha Canina.
Em seguida, Leite conversou com as mães das crianças. Pedro é de Serafina Corrêa, enquanto Samuel mora em São Paulo das Missões. Os dois fazem tratamento contra leucemia no hospital.
Segundo Arita, a unidade pediátrica foi reformada no final do ano passado, com recursos do Avançar na Saúde, para se tornar mais ampla e lúdica. A secretária explica que a intenção foi tornar o ambiente mais acolhedor para as crianças e adolescentes que buscam tratamento contra o câncer.
— A criança está em tratamento, mas tem um espaço para ela ser criança. Tem brinquedo e tem apoio pedagógico — diz a secretária.
A pediatria oncológica do Hospital São Vicente de Paulo tem 24 leitos e é a única localizada no interior do Estado. Para os municípios que não fazem parte da macrorregião de Passo Fundo, a referência é Porto Alegre.