Começou por Marau, terra do presidente da Assembleia, Vilmar Zanchin (MDB), a série de encontros regionais para ouvir as comunidades sobre os desafios da Educação. Depois de articular conversas e apoio do movimento Todos pela Educação e de consultores como a professora Cláudia Costin e o ex-ministro Rossieli Soares, Zanchin quer ouvir sugestões para conectar o ensino ao desenvolvimento do Estado.
Este é o primeiro de uma série de nove encontros. Em Marau, a Casa de Cultura ficou lotada para a discussão de temas como os macrodesafios da educação gaúcha, o papel das universidades comunitárias na profissionalização dos jovens e a escola do futuro.
Experiências exitosas na educação de municípios da região foram compartilhadas com os participantes.
A educação foi o tema escolhido por Zanchin para nortear seu trabalho na presidência da Assembleia. O deputado está observando experiências que deram certo em Estados como Ceará, Pernambuco e São Paulo para trabalhar na formulação de um Marco Legal da Educação Gaúcha.
Entre os eixos prioritários dessa ação, ressalta Zanchin, estão a alfabetização no tempo certo (até o término do 2º ano do Ensino Fundamental), o Ensino Médio em tempo integral, com introdução à profissionalização, o fortalecimento da carreira docente e a expansão do uso da tecnologia em sala de aula.
— Não adianta ter estrada, não adianta haver burocracia reduzida ou carga tributária menor, se o capital humano não for aquele capaz de produzir no seu pleno potencial. Por isso, é fundamental compreendermos que, para além de um fator de dignidade socialmente relevante, o tema educação tem total conexão com a demanda da sociedade por desenvolvimento — disse o governador Eduardo Leite, que participou do encontro.