O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O deputado federal Luiz Carlos Busato foi reeleito presidente do União Brasil (UB) no Rio Grande do Sul em convenção online do diretório estadual, realizada na quarta-feira (26) à noite. Busato está à frente do partido desde a fundação, no ano passado, quando deixou o PTB e foi chamado pela cúpula nacional do UB para estruturar a legenda no Estado.
Indicado sem concorrência interna, Busato comandará o partido até 2027. Além de seu mandato na Câmara Federal, o partido conta com três deputados estaduais, 22 prefeitos, 17 vice-prefeitos e 152 vereadores no Estado.
Durante a reunião, Busato disse que está trabalhando na formação dos diretórios municipais do partido, já existentes em cerca de 150 municípios.
— Nossa meta é fazer do União Brasil um dos quatro maiores partidos do Estado, tanto nas eleições de 2024 quanto no pleito de 2026 — ressaltou o deputado.
Na convenção, o União Brasil também designou o ex-deputado Germano Bonow como seu presidente de honra. Médico, Bonow foi deputado estadual e federal pelo PFL e chegou a concorrer a prefeito de Porto Alegre. O PFL é o antecessor do Democratas (DEM), que, em 2022, se fundiu com o PSL para formar o UB.
Além de Busato, também estão na executiva do partido os deputados estaduais Dirceu Franciscon, como 1º vice-presidente, e Aloísio Classmann, como secretário-geral. O ex-deputado Ruy Irigaray, cassado no ano passado sob a acusação de utilização de funcionários do seu gabinete para fins pessoais, será o 3º vice-presidente.
Veja como ficou a executiva estadual do União Brasil
- Presidente: LUIZ CARLOS BUSATO
- 1º Vice-presidente: DIRCEU FRANCISCON
- 2º Vice-presidente: GLÓRIA MENEGOTTO
- 3º Vice-presidente: RUY IRIGARAY
- Secretário Geral: ALOÍSIO CLASSMANN
- Secretária Adjunta: ANA CLAUDIA BITENCOURT CLAUDINO
- Tesoureiro: GERMANO DALLA VALENTINA
- Tesoureiro Adjunto: DELMAR KUNRATH