A ofensiva do União Brasil (partido formado pela união do PSL com o DEM) para crescer no Rio Grande do Sul chegou aos líderes políticos que estão de saída do PTB. Em uma videoconferência com a participação do vice-presidente do UB, Antônio Rueda, do secretário-geral, ACM Neto, e do deputado estadual Ruy Irigaray, o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Luiz Carlos Busato, foi convidado a ingressar no novo partido e assumir o comando no Estado.
Busato é do grupo que decidiu sair do PTB por não suportar as grosserias e arbitrariedades de Roberto Jefferson e estava entre o PSDB e o Republicanos. O ex-prefeito de Canoas diz que ficou surpreso e lisonjeado com o convite, mas pediu uma semana para dar a resposta.
— Me disseram que meu nome surgiu por ter um perfil conciliador, condição importante para organizar um partido que é bastante problemático no Estado — diz Busato, que na última eleição para deputado federal fez 130 mil votos e, de 2017 a 2020, governou uma das principais cidades do Estado.
A capacidade de organização será fundamental para que o UB atinja a meta de eleger três ou quatro deputados federais, já que a tendência é os quatro eleitos em 2018 (três do PSL e um do DEM) migrarem para um partido aliado do presidente Jair Bolsonaro.
Antes de decidir se aceita, Busato vai conversar com o governador Eduardo Leite, a quem deve lealdade. Caso diga sim, o secretário imagina que poderá convencer antigos companheiros do PTB a migrarem para o União Brasil e montar uma nominata consistente para disputar as eleições legislativas.
Mesmo com a ameaça dos deputados ligados a Bolsonaro de saírem, o União Brasil poderá ser atrativo para outros egressos do PTB por ser o partidos com maior volume de recursos do fundo eleitoral (leia-se financiamento de campanhas) e mais tempo na propaganda de rádio e TV.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.