Sinal de reconhecimento de sua gestão fora das fronteiras do Rio Grande do Sul, a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt (MDB) foi convidada a participar da reunião anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no Panamá, entre quinta-feira (16) e domingo (19). Fátima viaja acompanhada da secretária de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues.
Sediado nos Estados Unidos, o BID é uma das principais fontes de financiamento para projetos de desenvolvimento econômico e social de prefeituras e Estados brasileiros. Pela primeira vez na história, está sendo presidido por um brasileiro, o economista Ilan Goldfajn, ex-presidente do Banco Central no governo Michel Temer.
— Este convite é o reconhecimento pelo trabalho que estamos realizando. Fico muito honrada e também muito orgulhosa de nossa cidade, que volta a ter protagonismo internacional — comemora a prefeita, que planeja apresentar o município a grandes investidores que comparecerão à reunião.
No evento, os líderes políticos e empresariais dos 48 países membros do BID vão discutir desafios e oportunidades de desenvolvimento na América Latina e no Caribe. Também participam do encontro representantes de instituições financeiras multilaterais, instituições de desenvolvimento e bancos privados
No ano passado, Novo Hamburgo também foi convidado a ingressar como “cidade-pioneira” no Brasil na Aliança Global de Cidades Inteligentes do G-20 e do Fórum Econômico Mundial. Em 2021, Fátima Daudt foi eleita uma das 50 líderes mundiais em governança ágil pelo Fórum Econômico Mundial e a entidade britânica Apolitical.
Função nacional
A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), foi escolhida a nova vice-presidente de Direitos Humanos Humanos da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), durante reunião da entidade em Brasília.
Na função, Paula pretende focar na prevenção à violência, abordando os temas da educação, saúde, assistência social e habitação.
Ela merece
Por unanimidade, os 36 vereadores da Capital aprovaram a concessão do título de Cidadã de Porto Alegre à cantora Isabela Fogaça, esposa do ex-prefeito José Fogaça. Isabela nasceu em Bagé e é autora e intérprete de Porto Alegre é demais, espécie de hino informal da capital gaúcha.
A homenagem foi proposta pela vereadora Lourdes Sprenger (MDB) e será entregue no dia 30 de março, em sessão solene.