O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
A ex-deputada, escritora e jornalista Manuela D'Ávila lançou nesta terça-feira (21), em Buenos Aires, na Argentina, a versão em espanhol do livro Sempre foi sobre nós: Relatos da violência política de gênero no Brasil. Manuela é a organizadora da obra que reúne relatos de 18 mulheres que sofreram violência política no exercício dos cargos e em eleições, incluindo a ex-presidente Dilma Rousseff e a ministra Marina Silva.
— A política só será representativa quando houver a garantia das mulheres ocuparem espaços de poder sem medo — diz a ex-deputada, que vem se dedicando nos últimos anos à carreira acadêmica e aos livros.
O lançamento ocorreu no Fórum Mundial de Direitos Humanos, em uma conferência do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (Clacso). No livro, Manuela narra os episódios de violência política sofridos por ela própria durante a eleição municipal de 2020, quando disputou a prefeitura de Porto Alegre e foi alvo de sucessivos ataques do candidato e ex-companheiro, Rodrigo Maroni.
Além de Dilma, Manuela e Marina, o livro conta com relatos de Anielle Franco, irmã de Marielle Franco e hoje ministra da Igualdade Racial, Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, Maria do Rosário, Áurea Carolina, Benedita da Silva, Bruna Rodrigues, Daiana Santos, Duda Salabert, Erika Hilton, Isa Penna, Jandira Feghali, Jô Moraes, Marlise Matos, Tabata Amaral e Talíria Petrone.
A coletânea foi lançada no Brasil em 2021 e também já está disponível no México. A expectativa é lançar o livro em Santiago, no Chile, em abril.
Na internet, o livro é vendido a R$ 25,99.