Empenhadas em tirar do papel o plano de obras na rede estadual, as secretarias de Educação e de Obras do governo Leite estão entregando aos diretores de escolas um manual de orientação para a utilização dos recursos destinados pelo programa Agiliza Educação. As verbas começaram a ser repassadas às instituições de ensino há duas semanas.
O Caderno Agiliza é uma síntese do mapeamento das condições das escolas da rede estadual, no qual constam o valor transferido para cada coordenadoria regional de educação (CRE), os planos de ação para enfrentar problemas urgentes e complementares e um mapeamento do fluxo para utilização das verbas.
Nesta segunda-feira (13), em ato simbólico, as secretárias Raquel Teixeira (Educação) e Izabel Matte (Obras) foram juntas até a Escola de Ensino Fundamental Marina Martins de Souza, no bairro Partenon, em Porto Alegre, entregar um exemplar do manual à diretora Rosane Pinheiro Pires.
De acordo com a Seduc, cada CRE recebeu uma relação completa de informações sobre todas as suas escolas.
Também foi produzido um material individual para cada instituição de ensino, com orientações para uso dos recursos e um checklist para que a Coordenadoria Regional de Obras Públicas ajude nos esforços de recuperação.
Caso o manual não seja suficiente para solucionar as dúvidas dos diretores, a orientação é de que entrem em contato com as coordenadorias regionais de Educação ou de Obras Públicas, que conversarão entre si para repassar as informações necessárias às escolas.