O governador Eduardo Leite deu posse nesta quinta-feira (2) ao deputado federal e ex-goleiro do Grêmio Danrlei de Deus (PSD) na secretaria estadual do Esporte. Danrlei, que já havia exercido a função no governo anterior, é o último integrante do primeiro escalão a ser nomeado por Leite. Até então, a pasta vinha sendo chefiada pela presidente estadual do PSD, Letícia Boll Vargas, remanescente da gestão de Ranolfo Vieira Júnior.
À coluna, o secretário disse que sua prioridade será a implementação do programa bolsa-atleta e do bolsa-treinador no Rio Grande do Sul. O programa está sendo desenhado pela equipe técnica e será enviado à Assembleia Legislativa na forma de um projeto de lei.
— Nosso Estado está devendo isso. Não podemos continuar perdendo talentos desde a base para Santa Catarina, Paraná ou São Paulo por falta de condições de ficar aqui — justifica o secretário.
Danrlei adiantou que o benefício deverá atender atletas e treinadores de esportes olímpicos, desde a base até o alto rendimento. Os recursos viriam do Fundo Estadual do Esporte, abastecido com um percentual de todos os aportes da Lei de Incentivo ao Esporte.
Nas próximas semanas, Danrlei também pretende visitar os municípios que receberam investimentos do programa Avançar no Esporte, lançado no governo passado e que já investiu R$ 125,8 milhões. O objetivo é vistoriar as obras e formular um relatório com a situação de cada uma delas, a ser submetido a Leite.
Embaixador de Passo Fundo
Depois de duas décadas, Passo Fundo volta a ter um deputado federal com domicílio na cidade. Primeiro suplente da bancada do PSD, ex-prefeito Luciano Azevedo assumiu nesta quinta-feira o mandato de deputado no lugar do titular, Danrlei de Deus, que comandará a Secretaria de Esportes no governo Eduardo Leite.
Sucessor de Azevedo, o prefeito Pedro Almeida fez questão de prestigiar a posse e levou uma bandeira de Passo Fundo para compor a foto.
Prefeito duas vezes, Luciano quer transformar seu gabinete numa espécie de Embaixada de Passo Fundo, reeditando a placa que mantinha à porta quando foi deputado estadual. Além de manter o vínculo com a cidade, o ex-prefeito pretende ser um porta-voz da região Norte do estado e participar dos grandes debates nacionais.