Apesar de já ter completado a maioridade, a urna eletrônica ainda é desconhecida dos eleitores jovens, que votarão pela primeira vez. Para estes e para os que desejam se informar melhor sobre o processo de votação é que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) lançou a campanha “Eleições 2022 – Como votar”. Em todos os cartórios estão disponíveis urnas de treinamento para que os interessados possam se exercitar e tirar dúvidas.
A vice-presidente e corregedora do TRE-RS, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, diz que o objetivo é disseminar informações qualificadas e possibilitar que a população se familiarize com o equipamento e a maneira de como exercer o voto em outubro, reduzindo dúvidas e questionamentos.
A Justiça Eleitoral também oferece uma ferramenta chamada Simulador de Votação. Entrando no link, o eleitor tem à disposição uma tela com os mesmos botões da urna eletrônica e pode treinar digitando o número de candidatos e partidos fictícios, na ordem da votação em 3 de outubro: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente.
Todos os “candidatos” do simulador têm números de partidos inexistentes na vida real. Os cinco “partidos” são o dos Esportes (91), dos Ritmos Musicais (92), das Profissões (94), das Festas Populares (94) e do Folclore (95). Ao final da votação, aparece na tela a confirmação de que a votação foi encerrada corretamente.