O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Inquietos com os resultados das pesquisas eleitorais no Rio Grande do Sul, os prefeitos e vices do PP lançaram manifesto nesta quarta-feira (21) em apoio à candidatura de Luis Carlos Heinze ao Piratini. O movimento é uma tentativa dos líderes municipais de mobilizar as bases do partido para alavancar a campanha do senador, que aparece em quarto lugar nos levantamentos mais recentes do Ipec.
Faltando apenas 10 dias para o primeiro turno, marcado para 2 de outubro, a avaliação dos prefeitos é de que a mobilização nos municípios não é condizente com o baixo desempenho do senador nas pesquisas. Os gestores locais sonham em repetir o cenário de 2018, quando Heinze aparecia distante das primeiras posições nos levantamentos e acabou eleito para o Senado com 2,3 milhões de votos.
Por um lado, os prefeitos reconhecem que Onyx Lorenzoni (PL), candidato que disputa com Heinze o voto do eleitorado conservador, colou com maior eficiência a sua imagem à do presidente Jair Bolsonaro (PL). Por outro, reforçam que o senador também é bolsonarista e defendeu o governo em momentos cruciais como a CPI da Pandemia.
Por isso, a estratégia nos últimos dias de campanha é apostar no corpo a corpo com o eleitor e reforçar a imagem do candidato do PP como político que "trabalhou" para as cidades e fez entregas por meio de emendas parlamentares. Nesse item, o manifesto faz uma provocação direcionada a Onyx.
"O trabalho do Heinze sempre foi para todo o Rio Grande do Sul, diferente de outros que, agora, mais uma vez, batem a tua porta sem ter nada para mostrar. Pessoas que querem te iludir, que nada fizeram pelo nosso estado. Avalie, reflita.", diz um trecho do texto.
O prefeito de General Câmara e presidente da associação de prefeitos e vices do PP, Helton Barreto, confirma o recado direto ao ex-ministro:
— Simplesmente é um cara que não tem entrega nenhuma para o Rio Grande do Sul.
A ideia de divulgar um manifesto começou a ser gestada há cerca de 10 dias. Originalmente a intenção seria publicar o texto de qualquer forma nas duas semanas que antecedem a eleição. Mas com os comentários nos bastidores sobre desmobilização das bases diante da demora da campanha em engrenar, como mostrou GZH, o grupo de prefeitos decidiu publicar o manifesto nesta quarta.
O documento cita os nomes de praticamente todos os prefeitos do PP no Estado, inclusive a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, e o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo. Helton afirma que todos os gestores municipais que aparecem no manifesto consentiram com o teor do texto e ressalva que apenas dois pediram para não ser relacionados: o de Mostardas, Moises Pedone, e o de Santa Bárbara do Sul, Mário Utzig Filho.