Em busca do apoio dos prefeitos da Região Metropolitana, o candidato a governador pelo PSB, Vicente Bogo, iniciou nesta terça-feira (30) uma série de visitas aos mandatários das cidades mais populosas do Estado. A primeira foi com o prefeito da Capital, Sebastião Melo (MDB).
Entre os temas discutidos, despontou uma das principais preocupações dos gestores estaduais e municipais: a perda de arrecadação de Estados e prefeituras a partir de 2023 com a limitação do ICMS. Apenas em Porto Alegre, a previsão é de perda de R$ 124 milhões em 12 meses.
Os dois também falaram das limitações impostas pelo regime de recuperação fiscal. O PSB é contrário ao plano. Já o MDB liderou o começo das negociações com o governo federal ainda na gestão de José Ivo Sartori e votou a favor.
O candidato do PSB e o prefeito concordam sobre a necessidade de ampliar a participação da União no financiamento do transporte público das capitais. Bogo se comprometeu, em caso de vitória, a buscar o diálogo com o próximo presidente. A pauta é uma das principais bandeiras de Melo desde que assumiu a prefeitura.
— É preciso estabelecer uma negociação com o governo federal e realizar um planejamento sério para que possamos modernizar o sistema der transporte e baratear o custo para a população — disse Bogo.