Após o PCdoB desistir de indicar o segundo suplente de Olívio Dutra na corrida ao Senado, o PT escolheu nesta sexta-feira (5) a vereadora de Viamão Fátima Maria (PT) para ocupar o espaço que seria dos comunistas. Fátima é mulher e negra, dois pré-requisitos exigidos por Olívio para a composição da chapa.
— Esse momento é muito importante para todas as mulheres, especialmente para as mulheres negras — comemora a vereadora.
Um dos fatores que contribuiu para a escolha de Fátima, que disputava o posto com outras mulheres do partido, é o modelo de mandato coletivo já adotado por ela em Viamão. Fátima divide o mandato com outras quatro mulheres, que debatem e tomam as decisões em conjunto. A fórmula é a mesma que Olívio pretende utilizar caso seja eleito ao Senado.
— Penso que será dessa forma, trabalharemos coletivamente. Temos bastante experiência de outros mandatos (coletivos) que deram certo — afirma.
Entre as pautas prioritárias de Fátima estão a igualdade racional, o combate ao feminicídio e o enfrentamento à homofobia.
A indicação da segunda suplente completa a chapa majoritária petista, que tem Edegar Pretto (PT) como candidato a governador e Pedro Ruas (PSOL) de vice. O primeiro suplente de Olívio na disputa ao Senado é o vereador Roberto Robaina, também do PSOL. A escolha deste último provocou desconforto entre líderes do PCdoB, que reclamaram da desproporção entre os espaços ocupados pelos partidos na aliança.
Fátima conversou com Olívio ao telefone nesta sexta. No sábado (6), a suplente se reúne com o candidato para sessão de fotos para a campanha.