O PDT confirmou na noite desta quinta-feira (4) o nome da vereadora Regina Costa dos Santos para vice de Vieira da Cunha na chapa que disputará o governo do Estado. O candidato ao Senado ainda não está definido.
Como havia sido adiantado em reportagem de GZH na última terça-feira (2), Regina era considerada a favorita para ocupar a candidatura a vice. Professora Regina é atualmente vereadora em primeiro mandato na Câmara Municipal de Passo Fundo e está filiada ao PDT desde 2020.
A vereadora Dileusa Alves, de Alegrete, e a suplente de vereadora Atena Roveda, de Porto Alegre, também eram cotadas. Pesou a ligação de Regina com a educação.
— A executiva do partido tomou a decisão por consenso pela importância de Passo Fundo e região, por a vereadora ser do interior e pelo vínculo que ela tem com a nossa causa da educação, como militante e profissional da área — justifica Vieira.
Apesar de ter nascido em Cachoeira do Sul e passado parte da infância em Jaguari, Vieira é eleitoralmente mais ligado a Porto Alegre e à Região Metropolitana. Por isso, a avaliação do PDT é de que a candidatura da vice ajudará a fortalecer a campanha no Interior do Estado.
Após tentativas frustradas de aliança com PSB, os trabalhistas ainda tentam o apoio do Avante para completar a candidatura majoritária. Caso a negociação tenha sucesso, o Avante indicará o candidato ao Senado. Já os suplentes devem ser apontados pelo PDT. A definição dos nomes ocorrerá nesta sexta-feira (5).
— Há várias candidaturas na história político-eleitoral recente que partiram do patamar nas pesquisas que me atribuem, lembro do Rigotto, do Sartori. O importante não é sair na frente, mas chegar na frente — avalia o candidato a governador.