Sem conseguir até o momento fechar alianças eleitorais, o PDT do Rio Grande do Sul encaminhou o convite para que a vereadora Professora Regina, de Passo Fundo, seja vice de Vieira da Cunha na disputa pelo governo do Estado. Enquanto isso, outra ala do partido tenta emplacar o nome da vereadora suplente de Porto Alegre Atena Beauvoir Roveda para a disputa.
O PDT ainda tenta construir uma coligação, mas, diante da incerteza do apoio de outras legendas, já encaminha uma solução interna para a chapa majoritária.
Professora Regina é atualmente o nome mais forte para uma eventual chapa pura, e tem a seu favor o fato de ser vereadora titular e de ter atuação muito próxima de professores. Regina está no primeiro mandato na Câmara de Passo Fundo e é filiada à legenda desde 2020.
— O partido continua buscando as suas alianças, estamos na torcida para que isso se efetive. E eu estou em diálogo com a executiva estadual do PDT. O meu nome está cotado para compor, caso o partido venha a ter uma chapa pura. É uma honra. Eu ainda não tomei a minha decisão — afirma a vereadora.
Atena, mulher trans que assumiu o mandato de vereadora por três dias em julho, corre por fora na disputa interna. Professora, Atena tem licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Busca por alianças
Durante a manhã desta terça-feira (2), o presidente estadual do PDT, Ciro Simoni, e Vieira da Cunha se reuniram com dois representantes do Avante no Estado, mas não houve definição. O Avante avalia a indicação do nome de uma empresária para disputar o Senado.
Ainda nesta terça, haverá uma rodada da cúpula do PDT com o União Brasil. Essa negociação, contudo, é mais complicada, uma vez que a legenda presidida por Luiz Carlos Busato já tem, de um lado, apoio encaminhado à candidatura de Eduardo Leite (PSDB) e, de outro, conversas avançadas para mudar de rumo e coligar com o PL, do pré-candidato Onyx Lorenzoni.
Os partidos têm até sexta-feira (5) para realizar as convenções, definindo os candidatos. Caso a convenção tenha repassado à executiva partidária a decisão final sobre as candidaturas, os nomes escolhidos podem ser encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral até a data-limite de 15 de agosto.