Preocupados com a indefinição no cenário eleitoral no Rio Grande do Sul, os dirigentes do União Brasil (UB) se reúnem nesta terça-feira (7) para debater o posicionamento do partido na corrida ao Piratini. O presidente da legenda no Estado, Luiz Carlos Busato, já recebeu convites de quase todos os pré-candidatos — exceto de PT e PSOL — para concorrer a vice ou ao Senado.
Como integrou o secretariado de Eduardo Leite (PSDB) e ampliou a participação na administração de Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), o UB tende a estar na chapa governista. O problema, segundo Busato, é a demora na definição do candidato tucano à reeleição. Hoje, Ranolfo é o pré-candidato do PSDB ao Piratini, mas Leite dá sinais eloquentes de que pode concorrer novamente a governador.
— Acho que o governo vai ter candidato. Se for Ranolfo, estaremos juntos. Nós fazemos parte do governo e a parceria não pode ser só na hora boa — comenta Busato.
A expectativa do UB é de que até a metade desta semana o cenário se torne mais claro, pois termina na quarta-feira (8) o prazo dado pela direção nacional do PSDB para que o MDB entregue o apoio aos candidatos tucanos no RS, no Mato Grosso do Sul e em Pernambuco.
Em troca, os tucanos devem indicar o senador Tasso Jeiressati (PSDB) como vice de Simone Tebet (MDB) à Presidência. Dependendo do desfecho da negociação entre os dois partidos, é possível que o palanque regional seja definido.
Em Brasília para o lançamento da pré-candidatura de Luciano Bivar (UB) à Presidência, na última terça-feira (31), Busato conversou com Leite e ouviu do ex-governador a preocupação com o movimento de pré-candidatos de direita e esquerda contra as reformas realizadas no governo tucano. O presidente estadual do UB diz que o partido tende à continuidade, seja com Ranolfo, Leite ou Gabriel Souza (MDB), que também convidou Busato para vice.
— Ele (Leite) percebe que tem candidatos com discurso de desmanchar alguns projetos. Ficou muito preocupado com o discurso do Onyx, que trabalha em outra direção — diz.
Convites
Busato afirma que já foi convidado para ser vice de Gabriel Souza (MDB), Onyx Lorenzoni (PL), Roberto Argenta (PSC) e Vieira da Cunha (PDT). Também conversou com Beto Albuquerque (PSB), que fez o convite para uma aliança sem especificar se oferece vaga de vice ou ao Senado. Ranolfo é outro que expressou a vontade de contar com o apoio do UB, sem entrar na discussão sobre cargos.
Pré-candidato a deputado federal, Busato diz que o partido não tem interesse em indicar nome para concorrer a senador.