O pré-candidato a governador Vieira da Cunha (PDT) convidou o presidente do União Brasil (UB) no Estado, Luiz Carlos Busato, para ser vice na disputa ao Piratini. O encontro foi na sede do UB, em Porto Alegre, nesta segunda-feira (23). Busato não disse sim nem não.
— O cenário está muito nebuloso. Hoje tem essa novidade de que o Doria desistiu da candidatura. Temos que ver como vai ser a caminhada do Eduardo Leite nessa mudança de cenário. É muito cedo — afirma Busato.
O União Brasil ocupa cargos estratégicos no governo de Ranolfo Vieira Júnior que, como Busato, é oriundo do PTB. Como o UB também integrou a base do governo Leite, a tendência é de que o partido se acerte com o tucano caso este decida concorrer ao Piratini. A sigla tem pressa para definir seu destino e espera pelas respostas até o final de maio. O UB também mantém conversas com MDB, PL e PSC.
Vieira reconhece que a prioridade do UB é ampliar as bancadas estadual e federal do partido. Busato, inclusive, pretende concorrer a deputado federal.
— O projeto dele é a candidatura a deputado federal, mas não descartou a possibilidade. Acertamos de seguir dialogando — conta o pedetista.
Empenhado em garantir um palanque para Ciro Gomes no Rio Grande do Sul, o PDT também quer atrair o PSD, que não tem candidato a governador e lançou Ana Amélia Lemos para o Senado. Os pedetistas conversam ainda com o MDB, do pré-candidato a governador Gabriel Souza, e o PSB, que lançou Beto Albuquerque. O PDT até aceita indicar Vieira para vice, mas não abre mão do apoio a Ciro.
MDB ainda tenta convencer Sartori a disputar Senado
No esforço para fazer decolar sua candidatura a governador, o deputado Gabriel Souza subiu à Serra nesta segunda-feira na companhia do presidente do MDB, Fábio Branco, e do deputado Giovani Feltes para conversar com o ex-governador José Ivo Sartori e com o líder da bancada estadual, Carlos Búrigo.
Em um almoço na Galeteria Di Paolo, Sartori foi mais uma vez convidado a disputar o Senador e, mais uma vez, desconversou.
— Vamos aguardar mais uma semana — sugeriu.
Sartori se comprometeu a mergulhar na campanha.
Búrigo espera que o ex-governador Eduardo Leite cumpra a palavra e não seja candidato ao Piratini:
— Para nós ele nunca disse que seria candidato.