Afastado de cargos públicos há quase 20 anos e sem alianças com partidos tradicionais, o empresário calçadista Roberto Argenta aposta em um diálogo “fora da bolha” da política para consolidar a pré-candidatura ao governo do Rio Grande do Sul. Pré-candidato ao Piratini pelo PSC, Argenta tem percorrido o interior do Estado para palestrar a empresários, trabalhadores e profissionais liberais.
Nesta sexta-feira (10), ele falou a centenas de pessoas em Mato Leitão, entre os vales do Taquari e do Rio Pardo. A jornada começou em 25 de maio e passará por 14 municípios até a metade de julho.
Argenta costuma visitar ateliês, saídas de fábricas, entidades de classe e rádios locais convidando para as palestras, sediadas em clubes ou salões paroquiais. O mote dos encontros tem sido sua história de vida, com o slogan: “Como o menino que não tinha calçados virou o maior calçadista das Américas”.
Até o momento, o pré-candidato do PSC já confirmou o apoio do Solidariedade, e está negociando com outros partidos pequenos para ampliar o tempo de rádio e televisão no horário eleitoral. O foco da campanha já está definido: emprego.
Aos 70 anos, Argenta foi vereador e prefeito de Igrejinha e deputado federal na legislatura 1999-2003.
No ano passado, pleiteou a vaga de candidato pelo MDB, mas, sem espaço, migrou para o PSC.