O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O governador Ranolfo Vieira Júnior irá transferir simbolicamente o governo estadual para Caçapava do Sul, na região central, no dia 27 de maio, para prestigiar a cultura das oliveiras no Estado. Caçapava é considerada o berço da olivicultura gaúcha, por ser pioneira no cultivo. Nos dias 28 e 29, o município será sede da 1ª Festa do Azeite de Oliva.
Ranolfo recebeu na última segunda-feira (16) uma comitiva de Caçapava do Sul no Palácio Piratini e confirmou a ida para a Região Central. O governador irá acompanhado pelos secretários de Agricultura, Domingos Velho Lopes, de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, de Turismo, Raphael Ayub, e da Cultura, Beatriz Araujo.
Ex-secretário-chefe da Casa Civil e hoje diretor do BRDE, Otomar Vivian foi um dos integrantes da comitiva que levou o convite a Ranolfo.
— É a primeira festa do azeite de oliva gaúcho, maior produtor nacional dessa cultura, com perspectivas econômicas e sociais muito promissoras — projeta Otomar, que também é ex-prefeito do município.
A expectativa é de que a safra 2022 seja positiva, já que as oliveiras foram beneficiadas pelo inverno pouco úmido no ano passado. A estimativa é de que sejam produzidos 300 mil litros no país, superando a produção de 202 mil litros em 2021. Maior Estado produtor, o Rio Grande do Sul é responsável por 75% da produção de azeite de oliva do país.