Presidente nacional do MDB e um dos articuladores da terceira via, o deputado Baleia Rossi, que acompanha o ex-presidente Michel Temer em Porto Alegre, fez pouco caso do apoio do senador Renan Calheiros e de outros líderes do partido ao ex-presidente Lula:
— Eles são minoritários e não vão bem se arriscar a disputar a convenção. Estão cuidando dos interesses deles. Nem sei se é bom para Lula aparecer nessa foto.
Baleia, que na quarta-feira (13) jantou com Simone Tebet e com o ex-governador de São Paulo João Doria diz que segue firme na defesa do lançamento de um candidato único de centro e que a divisão do PSDB “é problema de Bruno Araújo”, não dele. Araújo é o presidente nacional do PSDB e tem dito que as prévias do partido não estão acima da vontade dos quatro partidos que decidiram se unir (MDB, PSDB, União Brasil e Cidadania).
— Simone tem toda a condição de liderar a terceira via — avalia o presidente emedebista.
Em relação a Luciano Bivar, presidente do UB e que foi lançado como pré-candidato, a avaliação é de que se trata de um movimento para ocupação de espaço, já que o MDB tem Simone e o PSDB tem duas opções. Na próxima semana, segundo Baleia, o grupo vai definir critérios objetivos para escolher quem tem mais condições de representar a terceira via.