Em férias desde a metade da semana, o governador Eduardo Leite chegou a Nova York cinco dias antes da agenda oficial nos Estados Unidos, que começa nesta segunda-feira (7). De folga, veio sem assessores, acompanhado apenas do namorado, o médico Thalis Bolzan. Os secretários que integram a comitiva só chegaram entre sábado e domingo.
A viagem, que inicialmente deveria ser a última agenda internacional como governador, já que Leite deve renunciar até o final de março para concorrer a presidente da República, deverá ser a penúltima. A convite do embaixador Daniel Scioli, o governador deverá ir à Argentina na última semana de março para um encontro com o presidente Alberto Fernández.
O primeiro compromisso nos Estados Unidos, a visita ao Earth Institute, da Universidade de Columbia, foi substituído por um encontro com alunos e professores, em local externo, devido às restrições das pandemia. Nesta segunda, o governador também visitará o Centro de Controle e Comando da cidade de Nova York e fará um tour pelo Brooklyn Bridge Park, área revitalizada que serve de inspiração para o futuro do Cais Mauá.
Entre os dias 7 e 9 de março, o grupo ficará em Nova York. Na quarta-feira, Leite e a comitiva viajam para o Washington e, na sexta-feira, para Austin, Texas.
No principal ponto da agenda, Leite fará palestra, sábado (12), no South by Southwest (SXSW), festival que une música, cinema, inovação e tecnologia. Título da palestra: “ESG: Pathway to Inclusive Economic Development” (Caminhos para o Desenvolvimento Econômico Inclusivo).
Confira a agenda completa nos Estados Unidos:
Segunda-feira (7/3) - Nova York
- 9h - Conversa com alunos e professores do Earth Institute da Universidade de Columbia
- 11h - Visita ao NY Command & Control Center
- 14h - Visita e tour no Brooklyn Bridge Park
- 17h - Visita ao UNDP Bureau for Policy and Programme Support
Terça-feira (8/3) - Nova York
- 8h30 - Reunião no Council of Americas
- 10h30 - Reunião com bancos internacionais
Quarta-feira (9/3) - Washington DC
- 11h30 - Reunião de trabalho e almoço com o embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Nestor Forster Jr.
- 14h - Reunião na US Chamber of Commerce
- 15h30 - Reunião com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, Luís Almagro
- 17h - Visita à empresa de energia AES
- 18h30 - Visita à sede da Amazon Web Services
Quinta-feira (10/3) - Washington DC
- 9h - Palestra no Atlantic Council
- 11h - Visita ao Departamento de Estado dos Estados Unidos
- 12 - Visita à George Washington University
- 16h - Reunião com banco internacional
Sexta-feira (11/3) - Austin, Texas
- 15h30 - Visita à Dell
Sábado (12/3) - Austin
- 10h - Palestra “ESG: Pathway to Inclusive Economic Development” na SXSW
- Restante do dia: visita à SXSW
Domingo (13/3) - Austin
- Horário a definir - visita à SXSW
Segunda-feira (14/3) - Austin
- Retorno ao Brasil
Diário de Nova York
Com o inverno chegando ao fim, a amplitude térmica em Nova York é um desafio para os integrantes do governo gaúcho. No domingo, o dia começou com 8°C e no meio da tarde chegou a 18°C. Para esta segunda-feira, a previsão é de chuva e a temperatura deve variar de 12°C a 23°C, mas já na terça-feira ficará entre 3°C e 13°C.
Teste grátis
Qualquer novaiorquino ou turista que apresente sintomas de covid-19 ou necessite de um teste negativo para viajar não precisa se preocupar com dinheiro: o exame é gratuito e pode ser feito em tendas instaladas na rua e visíveis à distância. No Brasil, os testes rápidos custam em média R$ 100.
Máscaras semiliberadas
As máscaras estão liberadas nas ruas de Nova York, mas as pessoas mais velhas seguem usando para caminhar. Em locais fechados, porém, seguem obrigatórias. Nas ruas, seguem montadas as estruturas provisórias montadas à época do fechamento dos bares e restaurantes, quando só era permitido comer e beber na rua. Algumas, tão graciosas que se integraram à paisagem, como essa da foto, decorada com folhagens de plástico.