O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Na missão oficial de oito dias aos Estados Unidos, entre os dias 7 e 14 de março, o governador Eduardo Leite terá compromissos em três cidades. Leite ficará dois dias em Nova York, outros dois em Washington (DC) e quatro em Austin, no Texas.
O Palácio Piratini ainda não informa quem acompanhará o governador na viagem. A comitiva será divulgada apenas na quinta-feira (3), depois da última reunião de alinhamento a respeito da viagem. Até o momento, três secretários já tiveram o afastamento autorizado no Diário Oficial: Cláudio Gastal (Planejamento e Gestão), Marco Aurelio Cardoso (Fazenda) e Joel Maraschin (adjunto do Desenvolvimento Econômico)
Além desses, devem acompanhar Leite os secretários Artur Lemos (Casa Civil) e Alsones Balestrin (Inovação), além do procurador-geral, Eduardo Cunha da Costa, e da diretora de operações do BRDE, Leany Lemos. Pela Assembleia, o líder do governo, Frederico Antunes (PP) está confirmado na missão.
O primeiro compromisso de Leite em solo norte-americano será uma reunião com o economista Jeffrey Sachs na Universidade de Columbia, onde o governador estudou Gestão Pública em 2017. Para o mesmo dia, está sendo organizada uma visita ao centro de comando e controle de Nova York. No dia seguinte, Leite terá compromissos no Conselho das Américas e com representantes de instituições financeiras.
No dia 9, em Washington, ele se encontra com o embaixador do Brasil nos EUA, Nestor Forster, e cumpre agenda na Organização dos Estados Americanos (OEA). Para o dia 10, está sendo organizada uma agenda no Departamento de Estado dos Estados Unidos, antes de um jantar no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Leite, então, se deslocará para o Texas, onde visita a sede da Dell no dia 11 para tentar atrair investimentos da empresa no Estado. No sábado, dia 12, ele será palestrante no South By Southwest, o SXSW, festival que reúne diversos eventos sobre tecnologia e economia criativa. Leite também visita o SXSW no dia 13.
A viagem de retorno ao Brasil está marcada para o dia 14, segunda-feira às 16h40min. A chegada ao país está prevista para as 8h30min do dia seguinte.
Aliás
Outra missão internacional do governador Eduardo Leite está sendo preparada para a última semana de março. Desta vez, irá à Argentina, onde encontrará o presidente Alberto Fernández e participará de reuniões com empresários gaúchos e argentinos.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.