Com início na próxima segunda-feira, a missão do governo gaúcho nos Estados Unidos terá uma agenda de peso na área da inovação. Um dos destaques, já na chegada, em Nova York, será o encontro com o economista Jeffrey Sachs. Para quem não conhece, ele é referência mundial em desenvolvimento sustentável.
O professor da Universidade de Columbia atua como consultor sênior da ONU, é autor de best-sellers como O fim da pobreza e A era do desenvolvimento sustentável e já figurou duas vezes na lista de líderes mais influentes do mundo da revista Time.
— Queremos muito ouvi-lo. Ele é um dos criadores dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável aprovados na ONU com foco em 2030. É um grande estudioso, mas também é um pragmático e sabe que o governador Eduardo Leite é um líder com grande projeção, não só no RS, mas no Brasil — diz o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin, que ajudou a organizar a programação.
Até o dia 14, entre outras atividades, o grupo irá, ainda, à Universidade George Washington, onde se reunirá com o professor Nicholas Vonortas. Diretor do Instituto de Política Internacional de Ciência e Tecnologia, o economista fará uma apresentação sobre parcerias estratégicas e redes de inovação.
Depois, em Austin, no Texas, além de visitar a sede da Dell e de participar do SXSW (uma das maiores feiras de tecnologia e economia criativa do mundo), a comitiva irá conhecer a incubadora de startups da Universidade do Texas, atrás de boas ideias para o Rio Grande do Sul.
A SABER
Com esses contatos, a intenção, segundo o secretário Alsones Balestrin, é buscar estreitar relações e - quem sabe - futuras parcerias para novos projetos no Estado.
Outro ponto importante na viagem é atrair visitantes e participantes para a South Summit, feira de inovação que ocorrerá em Porto Alegre no início de maio. O evento promete movimentar a economia e alçar a Capital a um novo patamar.