A prefeitura de Porto Alegre anunciou que as 96 escolas municipais de ensino infantil, fundamental e médio agora contam com conexão de internet sem fio em 100% dos espaços. Até o ano passado, as escolas já contavam o wi-fi em áreas como laboratórios, direções e secretarias, mas sem cobertura total.
O projeto foi executado por equipes da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) e contempla a instalação desde a fibra óptica, que leva internet até a escola, passando pela rede cabeada interna e de switchs (equipamento instalado na escola para conectar em rede os computadores, rádios wi-fi e câmeras), até a configuração e fixação dos rádios wi-fi.
Nesta quinta-feira, a presidente da Procempa, Leticia Batistela, esteve na escola Tio Barnabé, no bairro Azenha, para testar o sinal e conversar com professores e alunos.
— Com o ensino híbrido e os diversos investimentos que vem sendo feitos para o acesso ao conhecimento através da internet, é necessário ter uma internet que possibilite a inclusão digital dos alunos e professores — disse Leticia.
A Procempa continuará trabalhando na manutenção da rede, sempre que for chamada pelas escolas em caso de algum problema no sinal.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.