O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Cinco meses antes do período destinado às convenções, o Partido Verde (PV) do Rio Grande do Sul anunciou o apoio à pré-candidatura do deputado Edegar Pretto (PT) ao governo gaúcho. É a primeira sigla a se juntar ao petista na disputa pelo Piratini. O ato de formalização do apoio ocorreu nesta sexta-feira (11) em um hotel no centro de Porto Alegre.
Essa é a terceira vez que o PV apoia um pré-candidato do PT no primeiro turno para a eleição majoritária no Estado. Nacionalmente, o partido também já anunciou adesão à chapa do ex-presidente Lula (PT). Os verdes almejam participar de uma federação com o PT e outros partidos de esquerda, como PCdoB e PSB, mas essa costura depende de negociações entre as direções nacionais.
O presidente do PV estadual, Márcio Souza, disse que o apoio foi antecipado em razão do "momento muito duro" que o país vive. Segundo ele, Pretto representa o projeto de sociedade que o PV defende e areja a política.
— Entre todas possibilidades que se apresentam, precisamos trazer para nosso estado um projeto de esperança. É preciso retomarmos o iluminismo diante das trevas. E para isso, não há ninguém que represente melhor essa síntese do que Edegar Pretto — afirmou Souza.
Pretto, por sua vez, afirmou que o anúncio de apoio mostra que os diálogos estabelecidos pelo PT com outros partidos estão "trazendo resultados positivos". Conforme o deputado, as bandeiras defendidas pelo PV serão incorporadas ao plano de governo a ser apresentado aos eleitores.
— Além de ser um partido formal trazendo apoio à nossa pré-candidatura, vai agregar muito na formação do programa que estamos desenhando e que vamos continuar a construir a partir de março, percorrendo todas as regiões do Estado —pontuou Pretto.
Ao agregar o PV em sua chapa, o petista dá um passo à frente no objetivo de liderar uma frente ampla de partidos do campo progressista na eleição estadual. Pretto conta ainda com a força de Lula, que no momento lidera com folga as pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial.
Desde que foi confirmado como pré-candidato, o deputado também tem mantido diálogo com líderes regionais do PDT e com dirigentes do PCdoB. Pretto também almeja atrair o PSB, que lançou a pré-candidatura de Beto Albuquerque ao governo.
— Na coligação, são três vagas: governador, vice e senador ou senadora. Mas não se faz uma coligação apenas com nome, e sim com programa — pontou.
Restrito em razão da pandemia, o ato em que o apoio foi confirmado reuniu um pequeno grupo de militantes e dirigentes dos dois partidos. Além de Souza e Pretto, estiveram no evento a vice-presidente do PT estadual, Juçara Dutra, o líder da bancada do PT na Assembleia, deputado Pepe Vargas e vereadores do PT de Porto Alegre e PV de Canoas. O presidente nacional do PV, José Luiz Penna, participou de forma virtual.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.