Para apoiar a candidatura do ex-presidente Lula, que poderá ter Geraldo Alckmin como vice, o PSB pediu o apoio do PT a seus candidatos a governador em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco e Rio Grande do Sul. As negociações devem se estender até março.
O pedido do PSB é maior do que seu cacife político, mas o pré-candidato do PT ao Piratini, Edegar Pretto, diz que isso é natural:
— Em uma negociação é sempre assim: pede-se o máximo para chegar a um acordo bom para todas as partes. Queremos ter uma aliança progressista no Estado.
Pretto vem conversando com o pré-candidato do PSB, Beto Albuquerque, e a combinação é os dois manterem os nomes na vitrine até que haja uma definição.
Os dois poderão estar juntos na eleição de 2022, mas, enquanto se desenrolam as negociações nacionais, buscam apoio dos mesmos partidos. Pretto e Beto têm conversado com líderes do PDT e gostariam de ter Manuela D’Ávila (PCdoB) em seu palanque.
Boa notícia para São Gabriel e cidades vizinhas
No apagar das luzes de 2021, o prefeito Rossano Gonçalves (PL), de São Gabriel, celebra o fim de uma luta de cinco anos. Portaria do Ministério da Saúde, publicada nesta segunda-feira (27) no Diário Oficial da União, permitirá que pacientes do SUS usem o Serviço de Oncologia da Santa Casa do município.
O texto determina o repasse de quase R$ 4,8 milhões ao ano para os atendimentos.
— Um sofrimento a menos para pacientes que percorrem 600 quilômetros para fazer quimioterapia em Uruguaiana — celebra o prefeito de São Gabriel.
A medida beneficiará outras comunidades do entorno, como Santa Margarida do Sul, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Manoel Viana e Alegrete.