O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Empossado na segunda-feira, o novo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira (PT), voltou às origens em sua primeira agenda oficial no cargo. Nesta quarta-feira (2), Valdeci esteve em Dilermando de Aguiar, município em que nasceu, quando ainda era um distrito de Santa Maria.
Na visita à cidade natal, Valdeci se reuniu com o prefeito Claiton Ilha (MDB), vereadores e líderes locais. A principal queixa que ouviu dos conterrâneos foi sobre a estiagem que está castigando todo o Rio Grande do Sul.
Preocupado com a gravidade do problema, o deputado vai sugerir, na próxima reunião da Mesa Diretora, a criação de uma comissão externa da Assembleia para avaliar os impactos da falta de chuva no Estado. Também está nos planos uma missão oficial com deputados de todas as bancadas a Brasília, para reforçar o pedido de ajuda federal ao Estado.
Valdeci ainda levará ao governador Eduardo Leite a proposta de criação de um comitê de crise estadual para o acompanhamento do impacto da estiagem.
— Vou propor que nós façamos como se fez na covid-19, com um comitê de crise, porque os efeitos da estiagem são muito graves, muito maiores do que estamos imaginando. Esse comitê ajudaria a unificar as ações a nível de Estado, e a união de lideranças nesse momento é muito importante — ressaltou o deputado.
Depois dos compromissos em Dilermando de Aguiar, Valdeci se deslocou até Santiago, onde visitou uma feira de agricultores familiares e participou de um painel sobre educação.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.