Ainda que não tenha do que reclamar da gestão de Márcio Bins Ely (PDT), que comandou a Câmara até esta segunda-feira (3), o prefeito Sebastião Melo contará neste segundo ano de governo com um velho companheiro de partido na presidência do Legislativo. O vereador Idenir Cecchim é amigo de Melo há mais de 40 anos. Os dois se filiaram ao MDB no mesmo ano, em 1978.
No discurso que fez na posse, Melo destacou a amizade que os une. Brincou que carregou no colo a filha de Cecchim, Carolina, que estava na cerimônia acompanhada do netinho do vereador. Cecchim diz que Porto Alegre terá, nos seus 250 anos, “um colono de Ibiraiaras na presidência da Câmara e um colono de Goiás na prefeitura”.
Melo agradeceu a Bins Ely pelo trabalho que permitiu aprovar projetos ousados e polêmicos:
— Esta é a Câmara mais revolucionária da história de Porto Alegre. Vocês aprovaram a reforma da previdência, a privatização da Carris e o fim do monopólio da Procempa na contratação de serviços pelos órgãos públicos. Isso é revolucionário.
Cecchim ressaltou que a afinidade com Melo não compromete a independência e a autonomia da Câmara. Disse que não pretende fazer obras físicas, porque não é o momento de gastar com prédios, mas prometeu melhorias na estrutura atual da Câmara. O prédio, construído nos anos 1980, até hoje está inacabado. O pé direito alto, por falta de acabamento no teto, consome o dobro de energia em ar condicionado do que gastaria se fosse rebaixado, exemplificou Cecchim para a coluna.
Apesar de ocorrer no primeiro dia útil do ano, a posse foi prestigiada pelos principais líderes do MDB, como o presidente da Assembleia, Gabriel Souza, o deputado federal Alceu Moreira e o ex-prefeito José Fogaça. Quase todos os secretários da prefeitura participaram da troca de comando na Câmara.
Encontro casual
Um almoço, em Torres, reuniu o pré-candidato do PP ao Piratini, Luis Carlos Heinze, e o ex-governador José Ivo Sartori. Antes que alguém imagine tratar-se de uma articulação eleitoral, Heinze esclarece que foi um encontro casual:
— Fui a Torres visitar um amigo cuja esposa ia se internar para tratar de um câncer e o Nasser (Nasser Gamhan, presidente do PP de Torres) perguntou se eu queria almoçar com ele. Cheguei lá e encontrei o Sartori. Conversamos bastante, mas não tratamos de eleição, até porque eles terão o candidato deles.
Fruta madura
Do presidente do MDB e pré-candidato a governador Alceu Moreira, sobre coligações, após uma visita de cortesia ao vice-governador Ranolfo Vieira Júnior:
—É cedo para tratar de alianças. Política é como fruta: a discussão precisa estar madura. Se colher antes está verde, se colher depois fica podre.
Cartão de crédito
Sem dinheiro para pagar o IPTU com desconto em Porto Alegre? A dica é do secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel:
—O contribuinte pode pagar com cartão de crédito, ganhar um desconto e ainda parcelar o valor total.
O prazo termina nesta terça-feira.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.