O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Cumprindo o quarto mandato como vereador de Porto Alegre, Idenir Cecchim, 67 anos, será o presidente da Câmara Municipal em 2022. Ele foi eleito na semana passada, como parte de um acordo entre as bancadas do Legislativo. Pela primeira vez em alguns anos, a Mesa Diretora foi escolhida por unanimidade, visto que, no acerto, a oposição também obteve um cargo no colegiado.
Líder do governo de Sebastião Melo na Câmara, Cecchim disse que sua principal marca deverá ser o diálogo com a situação e com a oposição.
— Obras físicas são necessárias, mas a principal obra será manter um Legislativo forte. A maior marca que se pode deixar é construir a democracia dentro da Casa — ressalta o vereador.
Além de Cecchim, farão parte da Mesa no próximo ano Giovane Byl (PTB), como 1º vice-presidente; Mariana Pimentel (Novo), como 2ª vice-presidente; Mônica Leal (PP), como 1ª secretária; Comandante Nádia (DEM), como 2ª secretária; Alexandre Bobadra (PSL), como 3º secretário; e Matheus Gomes (PSOL), como 4º secretário.
Melo terá de escolher novo líder
Com a assunção à presidência da Câmara, Cecchim deixará o posto de líder do governo, que ocupou durante o primeiro ano da legislatura. Sob sua coordenação, o Paço Municipal conseguiu aprovar projetos de relevo como a reforma da previdência, a redução nas isenções do transporte coletivo, a privatização da Carris e a proposta que ficou conhecida como quebra de monopólio da Procempa.
De acordo com Cecchim, o novo líder deve ser anunciado nesta semana pelo prefeito e terá um perfil parecido com o seu.
Nos bastidores, o nome de Clàudio Janta (SD) é cotado para a função.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.