Depois de trabalhar a educação como pauta prioritária de sua gestão na presidência da Assembleia, o deputado estadual Vilmar Zanchin (MDB) pretende fazer do tema a principal bandeira da União Nacional dos Legisladores e Legislativos para este ano. Zanchin toma posse nesta quarta-feira (8) como 1º vice-presidente da entidade, representando a região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), juntamente com os demais integrantes da diretoria.
Pesou na escolha de Zanchin para ocupar o posto na Unale a trajetória e a experiência do parlamentar. Prefeito de Marau por dois mandatos, também conduziu órgãos como a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). A presidente será a deputada Tia Ju, do Republicanos do Rio de Janeiro.
A ideia, segundo Zanchin, é usar cases de sucesso do Rio Grande do Sul como modelo para serem implementados em outros legislativos estaduais. O mandato da nova diretoria será de um ano.