Nem Lula, nem Sergio Moro, nem Jair Bolsonaro: o PSD vai apostar em candidatura própria para tentar ocupar o espaço da terceira via nos corações e mentes dos brasileiros, e o nome é o do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG). Foi isso o que o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, garantiu em Porto Alegre, onde cumpriu extensa agenda de contatos políticos nesta terça-feira (11).
Kassab disse à coluna que não tem pressa para colocar o bloco de Pacheco na rua:
— Não temos por que ter pressa. O PSD não tem os problemas dos outros partidos, que precisam resolver disputas internas. Vamos começar a divulgar a candidatura depois do Carnaval.
Nem o fato de Pacheco figurar nos últimos lugares nas pesquisas faz o PSD pensar em desistir e se aliar a outro candidato. O raciocínio é que uma parcela expressiva dos eleitores ainda não encontrou um candidato para chamar de seu. Essa parcela não quer o ex-presidente Lula nem o presidente Jair Bolsonaro e não identifica em Moro um nome capaz de ganhar a eleição no segundo turno, por ser um candidato odiado por petistas e bolsonaristas.
Na agenda de Kassab constou uma conversa com o governador Eduardo Leite, em que se discutiu a eleição para o Piratini. A ideia do PSD, que integra o governo Leite, é manter a aliança na sucessão de Leite, para dar continuidade ao projeto que hoje tem o apoio da maioria da Assembleia Legislativa e dos partidos dos pré-candidatos Luis Carlos Heinze (PP), Onyx Lorenzoni (PL) e Beto Albuquerque (PSB).
Apesar de ter apenas um deputado federal e um estadual, a meta do PSD para este ano é ambiciosa: eleger quatro federais e quatro estaduais. Kassab cita como principais apostas o deputado Danrlei de Deus, secretário de Esportes, seu suplente, Paulo Caleffi, o ex-prefeito de Passo Fundo Luciano Azevedo e a ex-prefeita de Cristal Fábia Richter.
Além do encontro com Leite, o roteiro de Kassab incluiu visita ao prefeito de Canoas, Jairo Jorge, reunião com dirigentes do PSD e pré-candidatos e um ato político no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa.