Desde que deixou o PDT, partido pelo qual se elegeu vice-prefeito e prefeito de Porto Alegre, José Fortunati não consegue esquentar banco em uma sigla. Nesta segunda-feira, Fortunati anunciou que está deixando o Pros, partido para o qual entrou em fevereiro de 2021, sentindo-se traído pelo PTB. Motivo: a falta de estrutura não permitiu atrair candidatos a deputado federal. Se ficasse, ele colocaria em risco seu projeto de retornar à Câmara dos Deputados neste ano.
No período em que esteve à frente do Pros, Fortunati assumiu para si duas tarefas: organizar o partido e formar nominata para as eleições de outubro. O primeiro objetivo foi amplamente atingido. Com apenas dois diretórios e com multas eleitorais desde 2014, o partido estava esfacelado no Rio Grande do Sul. Usando de sua credibilidade e capacidade de diálogo, Fortunati percorreu o Estado e organizou o Pros em 70 municípios. Além disso, as contas foram colocadas em dia e cerca de 50 pré-candidatos e pré-candidatas já estavam organizados para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa. A falta de recursos para atrair candidatos a deputado federal obrigou o ex-prefeito a tirar o time de campo:
— Sem candidaturas efetivas à Câmara dos Deputados, corremos o sério risco de não atingir o quociente eleitoral. Mesmo realizando uma boa campanha e obtendo uma votação expressiva, poderei ficar sem uma cadeira no parlamento federal. Não posso frustrar meu eleitor, que demonstra, sempre que pode, seu entusiasmo pela nossa candidatura e carinho por mim. Serei candidato a deputado federal, mas ainda não sei por qual partido.
O ex-prefeito está conversando com dois partidos e espera tomar a decisão até o final do mês.
Fortunati já foi vereador, deputado estadual e federal, vice-prefeito e prefeito de Porto Alegre. Em 2020, concorreu novamente a prefeito, pelo PTB, e renunciou na semana do primeiro turno, após o indeferimento do candidato a vice pela Justiça Eleitoral. O ex-prefeito estreou na política pelo PT, mas migrou para o PDT quando não conseguiu ser indicado candidato a prefeito. Além do PT, do PDT, do PTB e do Pros, Fortunati teve uma breve passagem pelo PSB.