Disposto a abandonar a vida pública por entender que adversários e ex-aliados “jogaram sujo” em 2020, o ex-prefeito Nelson Marchezan recebeu um apelo público da executiva do PSDB de Porto Alegre para que volte atrás e se coloque como pré-candidato neste ano.
O vereador Moisés Barboza diz que o PSDB da Capital vem, nos últimos meses, de diversas formas, tentando sensibilizar e estimular Marchezan a ser candidato.
“Mesmo respeitando sua decisão pessoal e familiar, até o presente momento, nossa executiva quer registrar através dessa manifestação o quanto seria importante rever esse posicionamento”, diz um trecho da nota, aprovada com apenas um voto contrário dos integrantes da executiva.
A nota termina dizendo que o PSDB, na Capital e no Estado, “mais do que nunca, necessita de seus mais qualificados quadros como opções para a escolha da sociedade em 2022”.
À coluna, Marchezan disse mais de uma vez que não se sente estimulado a concorrer. Em primeiro lugar, porque não superou o boicote a seu governo, por meio de uma CPI criada com a exclusiva intenção de desgastá-lo para impedir que fosse reeleito. Depois, pela forma como foi tratado pelos adversários na eleição, culminando com a renúncia de José Fortunati, então candidato do PTB, para apoiar Sebastião Melo, com quem ele aparecia empatado nas pesquisas.
Por fim, Marchezan diz que não tem disposição para pedir dinheiro a empresários para financiar a campanha. Por lei, os empresários só podem doar recursos de campanha como pessoas físicas.