A prefeitura de Porto Alegre pretende disponibilizar nos próximos meses uma ferramenta para o pagamento de impostos municipais via Pix. O objetivo é facilitar a vida dos contribuintes e reduzir os custos com tarifas bancárias relacionadas à arrecadação de tributos.
A novidade foi detalhada nesta semana pelo secretário da Fazenda, Rodrigo Fantinel, durante a apresentação do balanço das contas de 2021. De acordo com Fantinel, o objetivo é que todo o tipo de tributo municipal, como o IPTU, possa ser pago no Pix.
— Estamos com o termo de referência pronto, a licitação deve ser colocada na rua em fevereiro ou março e a instituição financeira que ganhar vai disponibilizar o Pix para todos os tributos e para qualquer forma de arrecadação da prefeitura — explicou o secretário.
Neste ano, o governo do Estado liberou a utilização do Pix para a quitação do IPVA.
Cartinhas com os dias contados
Em paralelo, a prefeitura está trabalhando para descontinuar o envio de cobranças pelo Correio. O prefeito Sebastião Melo considera o serviço ineficiente. Não raro, a cartinha chega na residência do contribuinte depois do vencimento do tributo.
— É um serviço ruim, ineficiente. Estamos cortando tudo, e esse é um dinheirinho a mais dentre tantos outros. A inovação deve ser para fora e para dentro — disse Melo.
No pagamento do IPTU deste ano, cujo parcelamento começa em março para quem não optou pela quitação antecipada, a prefeitura enviará pelo correio apenas a primeira guia. Nela, constará o código para que, se desejar, o contribuinte coloque a cobrança em débito automático e a orientação para que acesse as demais guias pela internet.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.