O convite do prefeito Sebastião Melo para um café da manhã na quinta-feira (16), tendo como pauta principal a discussão do Centro de Eventos de Porto Alegre, animou o presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação da Capital e Região (Sindha), Henry Chmelnitsky. O Centro de Eventos é uma lenda que passa de governo para governo, com diferentes formatos, endereços e modelos de negócio.
Desta vez, a situação é diferente. Melo herdou um projeto pronto, com estudo de viabilidade feito pela conceituada KPMG, por encomenda dos empresários, que investiram R$ 500 mil na expectativa de um desfecho para a novela. O prefeito Nelson Marchezan reservou a área, uma das mais nobres de Porto Alegre, porque fica junto à Orla do Guaíba, ao lado do Beira-Rio, terreno que antes abrigava a Escola Imperadores do Samba.
Além da facilidade de descolamento de qualquer ponto da cidade, a área tem como atrativo a revitalização da orla, a proximidade com o Iberê Camargo e até a possibilidade de, em eventos de maior porte, utilizar o estacionamento do Beira-Rio.
- Alguém pode dizer que a área é pequena para um Centro de Eventos de grande porte, mas para grandes exposições já temos a Fiergs e o Parque Assis Brasil, em Esteio. O que precisamos é de uma casa adequada para congressos e espetáculos, em um ponto atrativo da Capital - diz Chmelnitsky, descartando qualquer possibilidade de apoiar algum projeto megalomaníaco que não tenha como ser viabilizado.
Em um sinal de que está empenhado em desatar esse nó, Melo avisou que irá acompanhado do vice-prefeito, Ricardo Gomes, e de quatro secretários.
Secretarias de casa nova
Começa no início da janeiro o processo de liberação do prédio histórico da prefeitura de Porto Alegre, que será transformado em museu, e de transferência de secretarias que hoje ocupam prédios alugados ou em más condições.
As primeiras a se transferir para a antiga sede do Grupo Habitasul, cedido em troca da quitação de débitos municipais, serão as secretarias de Obras e de Parcerias Estratégicas.
O prédio e o terreno da antiga Smov, na Avenida Borges de Medeiros com a Ipiranga, serão vendidos.
A Secretaria de Planejamento, que funciona no Paço, também será uma das primeiras a mudar de endereço.
O prefeito manterá um gabinete apenas para receber visitas, mas despachará no novo centro administrativo.