O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, desembarca no Rio Grande do Sul no dia 8 de dezembro para anunciar a recuperação de trechos da malha ferroviária gaúcha que estão abandonados ou fora de operação por não apresentarem condições de uso. A expectativa é de que o ministro oficialize a ordem para os início dos trabalhos na vinda ao Estado.
Durante audiência com Tarcísio em Brasília, o deputado estadual Tenente-Coronel Zucco (PSL) ouviu do ministro que está prevista a recuperação do ramal ferroviário de Cruz Alta e de Uruguaiana, além da ligação com o Porto de Rio Grande. Tarcísio também garantiu que serão feitas obras para restaurar trechos do Tronco Sul, que liga Porto Alegre a Sumaré, em São Paulo.
— Vamos discutir a renovação da Malha Sul, que vai ser importante para recuperarmos trechos que foram abandonados lá atrás e não estão operacionais. É importante para o renascimento do transporte ferroviário no Rio Grande do Sul — destacou Tarcísio.
O ministro da Infraestrutura se comprometeu ainda em tratar com o Uruguai sobre a possibilidade de tornar viável a Hidrovia do Mercosul, que passaria a unir os países. Para isso ocorrer, Tarcísio irá discutir com o país vizinho a dragagem da Lagoa Mirim, que atravesse a fronteira entre Brasil e Uruguai. A conversa se dará com o Ministério de Transportes e de Obras Públicas uruguaio.
— São obras fundamentais para melhorar a infraestrutura do Estado e aumentar a competitividade para atrair novos investimentos, inclusive do Exterior — comemora Zucco, que esteve com o ministro nesta terça-feira.
No dia 10 de dezembro, completa-se um ano desde a inauguração da nova ponte do Guaíba. A expectativa é que o ministro anuncie novidades a respeito da própria ponte, que ainda não está finalizada, e sobre a concessão da BR-290. Em entrevista à Rádio Gaúcha, em agosto, Tarcísio afirmou que a conclusão da nova ponte do Guaíba ficará com a concessionária que assumir trecho da BR-290 até Caçapava do Sul e da BR-116 ao Sul do Estado.