Uma das obras viárias mais importantes do Rio Grande do Sul foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (10), em Porto Alegre. A nova ponte do Guaíba, que começou a ser construída em 2014, foi entregue parcialmente pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas. A cerimônia também contou com a presença do governador Eduardo Leite, do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, do prefeito Nelson Marchezan, do prefeito eleito Sebastião Melo, entre outras autoridades. A solenidade iniciou às 10h10min e durou cerca de 50 minutos.
Prevista inicialmente para 2017, a obra promete gerar um alívio no trânsito na ligação entre a Capital e a metade sul do Estado. A partir desta quinta, os veículos poderão usar o vão principal da nova ponte, mas apenas três acessos serão liberados ao tráfego inicialmente. Três ramos da interseção com a freeway devem ser terminados em 2021, incluindo o que liga o centro da Capital à ponte.
O discurso de Bolsonaro
Vestindo um chapéu de estampa camuflada, sem máscara, Bolsonaro começou o discurso dizendo que se sente em casa no Rio Grande do Sul. Por 15 minutos, falou sobre assuntos diversos, incluindo a defesa do tratamento precoce à covid-19 com hidroxicloroquina. E, mesmo com as mortes novamente em alta no Brasil, disse que já se chegou no "finalzinho" da pandemia.
— Estamos vivendo o finalzinho de pandemia. O nosso governo, levando-se em conta outros países do mundo, foi aquele que melhor se saiu, ou um dos que melhor se saíram no tocante à economia — afirmou, citando o auxílio emergencial e apoio a Estados e municípios.
A cerimônia em fotos
O discurso de Leite
O governador destacou que obras em execução e a ponte inaugurada nesta quinta-feira vão representar redução de custos logísticos importantes para aumentar a competitividade do Rio Grande do Sul.
— É uma obra relevante, não apenas pela ligação à região sul do Estado, que economicamente, precisa dessa obra, associada à duplicação da BR-116, mas é importante para melhorar a competitividade de tudo o que se produz na metade norte em direção ao porto de Rio Grande. Com a redução do tempo de viagem, a segurança nesse sistema viário, temos a redução dos custos logísticos.
Na presença do presidente e de ministros, o governador também aproveitou para tocar no assunto da vacina contra a covid-19:
— Renovo a minha confiança na liderança do Governo Federal, a partir do Ministério da Saúde, para coordenar um programa nacional à imunização de todos os brasileiros. Será fundamental para que retomemos a nossa economia.
Em vídeo, veja a evolução da construção da ponte
Repercussões
Colunistas de GZH analisaram a cerimônia de inauguração da obra e também o significado da ponte para o Estado
Nova travessia do Guaíba muda perspectivas para metade sul do Rio Grande
Leia a íntegra da coluna
O jeito gaúcho de comemorar a inauguração de uma grande obra
Leia a íntegra da coluna
O que ocorrerá com a ponte do Guaíba após liberação parcial da estrutura mais nova
Leia a íntegra da coluna