O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, confirmou ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, nesta segunda-feira (30), que a conclusão da nova ponte do Guaíba ficará com a concessionaria que assumir trecho da BR-290 até Caçapava do Sul e da BR-116 ao Sul do Estado. A obra, que teve cortada a verba de R$37 milhões, segundo o ministro, passará a ser de responsabilidade da empresa, inclusive bancando os custos com a realocação das famílias que moram no local onde serão construídos os acessos remanescentes.
— Temos a perspectiva de já fazer o leilão no ano que vem. A nova concessionaria assume, e tocará as obras com velocidade, assim como foi com o Aeroporto Salgado Filho — comparou Freitas, mas sem cravar um prazo.
O ministro também revelou que há um estudo quase pronto para a concessão da BR-116 até o Sul do Estado, além da BR-290 até o entroncamento com a BR-392, em Caçapava do Sul, trecho que será duplicado a partir do terceiro ano de concessão. A estrada até Uruguaiana terá “gatilhos” de investimento para uma possível duplicação do trecho. Entre o município da Região Central e Uruguaiana, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ainda será o responsável pela manutenção e investimentos, adiantou Freitas.
Sobre o alto investimento no trecho norte da BR-116 - em torno de R$ 500 milhões -, o ministro destacou a continuidade da duplicação da travessia sobre o Rio do Sinos, com a construção de outras duas pontes sobre o curso principal e a várzea. A obra tem um custo de R$ 40 milhões.
Contudo, Freitas prometeu para o ano que vem o início da construção do novo viaduto no bairro Scharlau, em São Leopoldo, que promete acabar com os congestionamentos no local, também está inserida neste plano. A obra irá ligar a BR-116 a RS-240, em um investimento de R$35 milhões.
Freitas desembarcou em Porto Alegre no final da tarde deste domingo (29) para uma série de compromissos com empresários. O principal deles, o lançamento da plataforma DT-e (Documento de Transporte Eletrônico), que desburocratiza e reduz o volume de papel no setor de logística e transporte de carga.