Correção: Waldo Dias foi nomeado prefeito da Praça Júlio Mesquita, e não da Júlio de Castilhos, como publicado entre 19h54min de 29 de agosto e 13h de 30 de agosto de 2021. O texto foi corrigido.
Cinco praças do Centro Histórico de Porto Alegre ganharam guardiões, que acompanharão serviços de manutenção dos locais, além de comunicar problemas para a prefeitura. Os voluntários foram nomeados neste sábado (28), na Praça da Alfândega, em ato com o prefeito Sebastião Melo. Os chamados prefeitos de praças são escolhidos pela sua relação com o espaço público, normalmente moradores da região. Ao todo, são sete praças com esse modelo de parceria.
Os crachás de prefeito de praça foram entregues para Ayres Cerutti, que tem por objetivo zelar pela Praça da Alfândega. Já Ivan Carlos Borella ficou responsável pela Praça Padre Gregório de Nadal. Waldo Dias é o prefeito da Praça Júlio Mesquita; Erika Lammel, da Praça General Daltro Filho e Lucas Brizola, da Praça General Osório. Além deles, Marivane Anhanha foi nomeada no dia 2 de agosto como prefeita da Praça Brigadeiro Sampaio, também no Centro Histórico.
A Capital conta ainda com Paulo Lazuta, como prefeito da Praça da República, na Vila Ipiranga, e Camila Malabarba Vidal, da Praça Largo Doutor Adair Figueiredo, no bairro Rio Branco.
Confira quem são os novos voluntários
Ayres Cerutti - Praça da Alfândega
Jornalista, trabalha com a área de turismo há 50 anos. É morador da Rua Duque de Caxias e considera o Centro Histórico o pátio de casa, além de um grande cartão postal.
Ivan Carlos Borella - Praça Padre Gregório Nadal
Mora há 40 anos na frente da praça e há 30 anos faz melhorias no espaço público, realizando revitalizações voluntárias no espaço e buscando parceiros que qualifiquem a região.
Waldo Dias - Praça Júlio Mesquita
A relação do Waldo com a praça começou em 2011, quando se mudou para as proximidades. Em 2016, comemorou o aniversário do filho na praça, no dia em que houve a inauguração da revitalização do espaço. Além disso, sempre cuidou da limpeza do local.
Erika Lamel - Praça General Daltro Filho
A juíza Erika Lammel mora no Centro Histórico desde que nasceu. Começou a se envolver com a praça em 2017, período em que o espaço estava degradado. O local é adotado pela Associação de Amigos Daltro Filho, que ela preside, e pela Rabusch, Espaço Cultural, Livraria e Papelaria, Parecerto Estacionamento e Marcelo Chiodo Cabelereiros.
Lucas Brizola - Praça General Osório
Lucas mora nas proximidades da praça desde que nasceu. Desde muito jovem, busca a qualificação da praça junto à prefeitura. Além do cuidado, vivenciou histórias marcantes ali, como o primeiro beijo com a sua esposa.