Em mais uma ação integrada nos finais de semana em Porto Alegre, Guarda Municipal, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Brigada Militar (BM) dispersaram cerca de 2,3 mil pessoas em seis vias públicas nos bairros Cidade Baixa e Moinhos de Vento. As medidas para garantir o distanciamento social e evitar mais contaminações pelo coronavírus ocorreram entre a noite de sexta-feira (27) e a madrugada deste sábado (28).
Na Cidade Baixa, havia aglomerações nas seguintes vias: Fernando Machado, José do Patrocínio, República, que tinha o maior número de pessoas, cerca mil, e Lima e Silva. Já no Moinhos de Vento, as pessoas se concentraram na Padre Chagas e na Luciana de Abreu, onde haviam 700 pessoas nos dois locais.
Também ocorreu abordagem a veículos em situação suspeita. Em um deles, o motorista foi preso porque estava dirigindo embriagado.
Proprietário autuado no Menino Deus
Apesar da maioria das pessoas dispersadas estar em vias públicas, houve um grupo que estava em um bar no bairro Menino Deus. Após denúncia, agentes foram até o estabelecimento comercial na Rua Barão do Gravataí. Os clientes estava sem máscara e desrespeitando as regras do distanciamento social. O comandante Nascimento diz que eles foram dispersados e o proprietário do local, autuado.
Outras áreas da cidade foram vistoriadas pelos agentes, mas não houve irregularidades flagradas. Denúncias de aglomerações ou outras violações aos protocolos sanitários devem ser feitas pelos telefones 153 e 156.