Embora não tenha viajado à Escócia, o prefeito Sebastião Melo participou nesta terça-feira (9) de maneira virtual, da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26). Em um seminário sobre investimentos em infraestrutura de baixo carbono, o prefeito detalhou um projeto de instalação de placas fotovoltaicas em escolas de Porto Alegre, que será implementado em sua gestão.
Denominado Luz do Saber, o programa foi desenvolvido em parceria com o governo alemão, com a participação do Banco Europeu de Investimento, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e CEEE. A estimativa é de que a iniciativa gere economia de cerca de R$ 3,4 milhões por ano para a prefeitura.
Na segunda-feira (8), a prefeitura encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto que autoriza a contratação de uma operação de crédito de R$ 22 milhões junto ao BRDE, que vai custear a instalação de placas para a captação de energia solar em 70 escolas e a implantação de um sistema de eficiência energética nas 98 instituições municipais de ensino.
— Isso, a médio prazo, vai ter um retorno muito importante, de duas formas: vamos reduzir o custo de energia e, o mais importante, na sustentabilidade —disse o prefeito.
A diretora de operações do BRDE, Leany Lemos, também participou do painel. Acompanharam o prefeito durante o seminários os secretários Janaina Audino (Educação), Gustavo Ferenci (Transparência e Controladoria), Alexandre Borck (adjunto de Governança Local) e Jorge Murgas (adjunto de Parcerias), além do diretor de Relações Internacionais, Ricardo Sondermann.
— Espero que, dando certo (o projeto), possamos fazer isso no Mercado Público, em outros prédios públicos, porque o caminho do Brasil e do mundo é ter energia sustentáveis— completou o prefeito.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.