A prefeitura de Porto Alegre encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei que concede o título de cidadão de Porto Alegre ao consultor catalão Josep Miquel Piqué. A iniciativa chama a atenção porque, em geral, esse tipo de proposta parte de vereadores, e não do Paço Municipal.
Engenheiro de telecomunicações, Piqué participa de eventos e seminários em conjunto com a prefeitura da Capital desde a gestão de José Fortunati. A relação evoluiu no governo de Nelson Marchezan, quando ele se tornou uma espécie de guru do Pacto Alegre, projeto que envolve poder público, iniciativa privada e universidades no intuito de transformar a capital em um polo de inovação.
Com a solidificação do Pacto Alegre no governo de Sebastião Melo, os laços de Piqué com a cidade se estreitaram ainda mais e o catalão tornou-se consultor do programa Centro+, que propõe uma reabilitação do Centro Histórico. Em outubro, Piqué recebeu Melo na visita a Barcelona. Na ocasião, o prefeito visitou o distrito 22@Barcelona, celeiro de inovação que teve o consultor como um dos idealizadores.
— Ele tem muito carinho por nossa cidade, nos assessora no Pacto Alegre, nos dá conselhos e nos recebeu na Espanha. É uma pessoa reconhecida mundialmente pelo trabalho de inovação — disse Melo.
A proposta da honraria, segundo o prefeito, também partiu de uma conversa com a esposa de Piqué:
— Em um jantar, ouvi da mulher dele: "Olha, meu marido vai para a África, para os Estados Unidos, para todos os cantos do mundo. Mas ele fala mesmo com paixão é da cidade de Porto Alegre" — contou Melo.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.