Ao entregar nesta sexta-feira as 447 casas de um condomínio popular construído com recursos federais, a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany (PP), abriu seu voto para o Senado em 2022:
— Voto na senadora Ana Amélia Lemos, esteja ela no PP ou em qualquer outro partido.
Ana Amélia foi a convidada de honra na inauguração do conjunto habitacional, por ter sido quem viabilizou a entrada da prefeitura de Santa Cruz em um programa do governo federal, com recursos a fundo perdido. Foram R$ 36,4 milhões, que não terão de ser devolvidos pela prefeitura nem pelos moradores de áreas de risco que começam a ser transferidos na próxima semana para um loteamento com infraestrutura e acesso a serviços públicos.
Helena presenteou a ex-senadora com um quadro com a foto das duas, da época em que ela era secretária de Ação Social em Santa Cruz e Ana Amélia abriu portas em Brasília. No quadro, gravou uma frase emblemática: “A gratidão é um sentimento que nunca prescreve”.
— Helena foi muito generosa — disse Ana Amélia à coluna.
A ex-senadora lembrou que, em 2017, seis municípios do país disputavam, no então Ministério das Cidades, acesso ao último programa a fundo perdido para habitação social e Santa Cruz foi a contemplada, mas atribui o mérito à agora prefeita:
— Foi contemplada pelo bom projeto que apresentou e as casas hoje entregues têm energia solar e são de muito boa qualidade.
As moradias têm sala de estar e jantar, cozinha, dois quartos e energia solar para aquecimento do banheiro.
Prefeita da principal cidade governada pelo PP no Estado, Helena já havia dito na reunião do diretório estadual, segunda-feira (2), que vai apoiar Ana Amélia, mesmo que ela seja candidata por outro partido. À coluna, a prefeita explicou:
— Não podemos abrir mão de uma pessoa como Ana Amélia, que quando estava no Senado trabalhava pelos municípios e pelas causas humanitárias. Espero que o partido não faça a bobagem de perdê-la por não garantir a vaga de candidata ao Senado.
Ana Amélia condicionou a permanência no PP à garantia de que terá a vaga de candidata ao Senado, mas, como o partido lançou o senador Luis Carlos Heinze ao Piratini, terá de oferecer as vagas de vice e do Senado a partidos aliados. A ex-senadora estuda convites de quatro partidos: PSDB, PSD, Republicanos e PSL.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.