A visita da secretária da Agricultura, Silvana Covatti (PP), ao ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni (DEM) era protocolar, como todas as outras de seus périplo por Brasília nesta quinta (12) e na sexta-feira (13), para entregar o convite para a Expointer, mas foi diferente das demais. Onyx desdobrou-se em atenção à secretária, que figura nas articulações de bastidores como possível companheira de chapa na eleição para 2022. Foram essas articulações que levaram o PP a reafirmar que seu candidato a governador é o senador Luis Carlos Heinze.
Onyx chegou a fazer uma videochamada para a esposa, Denise, dizendo que gostaria muito que ela conhecesse a secretária da Agricultura. Denise disse que era um prazer conhecer Silvana e que o marido fala muito dela. No encontro, Onyx também pediu a um pastor pastor para abençoar ele e Silvana.
A secretária colocou seu nome à disposição do PP para ser vice ou candidata ao Senado, hipótese remota se Heinze for candidato ao Piratini, já que essas vagas serão oferecidas a possíveis aliados. Em caso de o PP ficar sem par, aí sim a secretária da Agricultura seria candidata natural a vice de Heinze.
O problema é que Heinze e Onyx disputam a mesma fatia do eleitorado e dividiriam o palanque do presidente Jair Bolsonaro no Rio Grande do Sul. Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, Onyx disse que seu sonho é ser governador e que se sente “absolutamente preparado” para disputar o Piratini.
A secretária reconhece que pode ficar numa saia justa em 2022, principalmente se o governador Eduardo Leite for candidato a presidente. Tanto Heinze como Onyx estão fechados com Bolsonaro, mas ela diz que é leal ao governador, de quem recebeu a oportunidade de ser a primeira mulher secretária da Agricultura.
De companheiros do PP e de políticos de outros partidos Silvana tem ouvido que não há espaço para dois candidatos bolsonaristas no Rio Grande do Sul e que se Heinze e Onyx forem candidatos, correm o risco de ficar fora do segundo turno, principalmente se José Ivo Sartori aceitar o apelo de parte do MDB para concorrer a governador outra vez.
Presenças confirmadas
Onyx Lorenzoni e o vice-presidente Hamilton Mourão confirmaram presença na Expointer, que será realizada de 4 a 12 de setembro. Silvana também convidou o chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, e nesta sexta fará o convite à ministra da Agricultura, Tereza Cristina e ao presidente Jair Bolsonaro.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.